Notícias

Dilma recebe reconhecimento por apoio à implantação do Banco de Peles

Em seu discurso na cerimônia de posse de Heitor José Müller, Paulo Tigre revelou o apoio recebido de Dilma Rousseff para a implantação do Banco de Peles, da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais da FIERGS. Como reconhecimento ao esforço da então ministra da Casa Civil, Tigre homenageou Dilma entregando-lhe uma placa. Confira parte do discurso com o histórico da homenagem:

“Senhoras, senhores, excelentíssima presidenta Dilma Rousseff:

Em todos os momentos, levamos à então ministra Dilma Rousseff as proposições e pleitos do setor industrial gaúcho. Dou meu testemunho pessoal da sensibilidade que sempre teve em relação aos problemas específicos dos segmentos produtivos, bem como de seu comprometimento com as soluções adequadas a cada situação.

Hoje, presidenta Dilma Rousseff, reafirmo publicamente os nossos mais sinceros agradecimentos. E Vossa Excelência pode contar com o apoio e a parceria para levar adiante as Reformas Estruturais que o País precisa, pois sabemos que o objetivo do seu governo é o mesmo do empresariado: consolidar o Brasil como uma das nações mais competitivas do ranking mundial.

Neste momento, permito-me fazer uma revelação, contando um episódio que poucos conhecem, mas que resume a forma de atuar da nossa presidenta da República. A Fundação dos Bancos Sociais da FIERGS teve a iniciativa de criar um Banco de Peles, para o atendimento às pessoas gravemente queimadas, concebido juntamente com a Santa Casa de Porto Alegre.

Precisávamos da autorização para os transplantes de pele. Levamos o problema à então ministra da Casa Civil. E por suas gestões, foi concedida a primeira autorização no território nacional para o Banco

de Peles da Santa Casa. Por isto, neste momento, quero lhe entregar uma placa de homenagem que tem um significado muito profundo.

Um significado de grande alcance social e que marca concretamente a dedicação de Vossa Excelência às causas da FIERGS. A placa ainda traz a data original da homenagem que lhe seria prestada na época, mas que por motivos de agenda não pôde ser feita. Assim, nessa noite, lhe prestamos essa homenagem ao fazer a entrega da placa.

Muito obrigado, presidenta Dilma Rousseff”!

O texto da placa:

Homenagem de gratidão e reconhecimento da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais e da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre à ministra Dilma Rousseff pelo inestimável apoio prestado ao Banco de

Tecido Humano na sua implantação e operacionalização, com a concessão da autorização do Alvará de nº 1 do País para a captação e transplante de pele humana em vítimas de queimaduras graves. Porto Alegre, 15 de abril de 2010.

Assinam: José Sperb Sanseverino, provedor da Santa Casa; o presidente da FIERGS, Paulo Tigre; e o coordenador do Conselho de Cidadania da FIERGS, Jorge Luiz Buneder.”

Fonte: FIERGS