Você sabe o que é otoplastia? São as famosas “orelhas de abano”. E se orelhas salientes ou desfiguradas incomodam você ou seu filho, a cirurgia plástica deve ser considerada. O procedimento pode melhorar a forma, a posição ou as proporções das orelhas.
A cirurgia corrige um defeito na estrutura das orelhas presente desde o nascimento, que se torna aparente com o desenvolvimento, ou trata orelhas deformadas, causadas por alguma lesão. A otoplastia cria uma forma natural, dando equilíbrio e proporção às orelhas e à face. Além disso, a correção de deformidades menores pode beneficiar a aparência e a autoestima.
O que a otoplastia trata especificamente? :
– Orelhas muito grandes: uma condição rara chamada macrotia;
– Orelhas salientes que ocorrem em um ou ambos os lados em diferentes graus: não associados à perda auditiva;
– Insatisfação do adulto com a cirurgia prévia da orelha.
É indicado pra mim?
A otoplastia é um procedimento altamente individualizado e você deve fazê-lo para si mesmo, não para satisfazer os desejos de outra pessoa ou para se adaptar a qualquer tipo de imagem ideal.
O que acontece durante a cirurgia?
Etapa 1 – Anestesia
Medicamentos são administrados para o seu conforto durante o procedimento cirúrgico. As opções incluem sedação local e intravenosa ou anestesia geral. Seu médico irá recomendar a melhor opção para você.
Etapa 2 – A incisão
A correção de orelhas em abano usa técnicas cirúrgicas para criar ou aumentar o anti-hélice (apenas dentro da borda da orelha) e para reduzir a cartilagem da concha (a concavidade maior e mais profunda do ouvido externo). As incisões para otoplastia são geralmente feitas atrás da orelha. Quando incisões são necessárias na parte da frente da orelha, as mesmas são feitas nas suas dobras para escondê-las. Internamente, sutura não removível é usada para criar e fixar a cartilagem recém moldada.
Etapa 3 – Fechando as incisões
Pontos externos fecham as incisões. As técnicas são individualizadas, tomando cuidado para não deformar as demais estruturas.
Etapa 4 – Resultados
A otoplastia oferece resultados quase imediatos em casos de orelhas em abano, tão logo os curativos que sustentam o novo formato da orelha sejam removidos. Com a orelha permanentemente posicionada próxima à cabeça, as cicatrizes cirúrgicas são escondidas atrás da orelha ou em suas dobras naturais.
Como é a recuperação?
É normal haver desconforto logo após a cirurgia, sendo o mesmo controlado com medicação para dor. Pode haver sensação de coceira sob as ataduras. É importante que as mesmas permaneçam intactas e não sejam removidas de modo algum. Se esta recomendação não for seguida, pode resultar na perda de parte da correção, sendo necessária nova cirurgia.
E os resultados?
A otoplastia oferece resultados quase imediatos em casos de orelhas em abano, visíveis tão logo os curativos que sustentam o novo formato do ouvido são removidos. Como a orelha posiciona-se permanentemente próxima à cabeça, as cicatrizes cirúrgicas são escondidas atrás da orelha ou em suas dobras naturais. Resultados de cirurgia e reconstrução mais extensas da orelha podem aparecer ao longo do tempo.
Sobre sua satisfação: Ao escolher um cirurgião plástico para realizar este procedimento, lembre-se de que a experiência do cirurgião e seu bom relacionamento com ele são pontos importantes a serem considerados.
Entenda algumas palavras específicas que podem gerar dúvidas:
– Anti-hélice: Dobra no interior da borda da orelha.
– Concha: A concavidade maior e mais profunda do ouvido externo. – Orelha constrita: Apresenta diferentes graus de protrusão, circunferência e dobras reduzidas, e baixo posicionamento da orelha.
-Criptotia: Também chamada orelha escondida, ocorre quando o bordo superior da orelha fica por baixo de uma dobra do couro cabeludo, secundária à dobra anormal da cartilagem da parte superior da orelha, em direção à cabeça. A dobra é inversa a comumente vista em orelhas em abano.
– Eixo da orelha: A principal linha de crescimento da orelha.
– Anestesia geral: Drogas e/ou gases utilizados durante a cirurgia para aliviar a dor e diminuir a consciência.
– Sedação intravenosa: Sedativos administrados por injeção na veia para ajudar a relaxar.
– Macrotia: Orelhas excessivamente grandes, uma condição rara.
– Microtia: A deformidade congênita mais complexa da orelha, quando o ouvido externo se parece com uma estrutura rudimentar, ou tem partes mais parecidas com a concha e o tragus ou demais características de orelhas normais. Pode ou não estar faltando o canal auditivo. A audição é prejudicada em diferentes níveis.
– Otoplastia: Procedimento cirúrgico, também conhecido como cirurgia da orelha, para melhorar a forma, a posição ou a proporção da orelha.
Se ainda surgirem dúvidas, não hesite em nos procurar. Estamos à disposição para o esclarecimentos de todas as suas dúvidas sobre a Otoplastia.
Fonte: Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica